06 abril 2006

Emigrantes ilegais!

Pasme-se que o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros Português, diga antes de iniciar a sua viagem para o Canadá que o comportamento do Governo canadiano seja demonstrativo de falta de humanidade e já depois de estar lá, venha o mesmo ministro dizer apenas que afinal quem está ilegal tem que ir embora e quem está legal fica!
Afinal qual foi o propósito, o objectivo, a intenção da viagem ao Canadá? É que para constatar que o Canadá é um país evoluído e civilizado não era necessário lá ir. Sim porque é natural que um país como o Canadá deporte quem está ilegal e não seja condescendente com quem não segue as regras de jogo impostas pelo país em matéria de emigração, sobretudo quando se entra em esquemas como o do estatuto de refugiado ou coisas do género.
Sr. Ministro em vez de perder tempo com intervenções politicas, como esta da ida ao Canadá, faça o mesmo aqui em Portugal, trabalhe e ponha ordem na vergonha que é a emigração ilegal deste país. Trabalhe no sentido de evitar que existam estas redes de auxilio à emigração ilegal como as que operam no Canadá, trabalhe com o objectivo de conhecer os cidadãos estrangeiros que estão em Portugal na mesma situação dos portugueses no Canadá, no fundo não faça malabarismos, porque estes não apagam os problemas da emigração ilegal.
Já agora, não é contratando advogados no Canadá que se resolve o problema, esta não é uma solução digna de um Ministro.

Sem comentários: