05 maio 2010

CASA DO POVO DE RONFE, MAIS UMA PÁGINA NEGRA NA SUA HISTÓRIA.

Escrevo este artigo na qualidade de Ronfense que conhece a Casa do Povo de Ronfe, há trinta e três anos, como uma instituição “nebulosa”, uma casa que pouco tem do povo e que pouco trabalha em prol do povo de Ronfe.
Lembro-me que, há uns 20 anos atrás, havia sessões de cinema, rancho folclórico, torneios de futebol e que as receitas desta instituição serviam para apoiar a promoção de múltiplas actividades culturais, recreativas e desportivas da terra.
Pois bem, há cerca de dez anos a esta parte, o vazio, os atropelos, as ilegalidades, irregularidades, as confusões tornadas públicas são a imagem desta instituição. Os Ronfenses sentem vergonha desta instituição, sentem vergonha pelas notícias que durante os últimos anos assolaram, sempre pela negativa, a Casa do Povo de Ronfe.
Os Ronfenses não sentem esta casa como sua. E esta casa realmente não tem sido sua há muitos anos, mas sim apenas de alguns que dela tiram proveito. Alguns que deveriam ser os primeiros a meter a mão na consciência e a ter um pingo de dignidade pelo deplorável serviço que têm prestado a esta terra.
Pergunto;
. Como é possível, que esta instituição não desenvolva actividade há mais de seis anos?
. Como é possível, uma direcção persistir havendo demissões da maioria dos seus directores? . . Como é possível, que os sócios sejam os mesmos há cerca de dez anos?
. Como é possível, uma associação, como esta, não querer angariar novos sócios?
. Como é possível, não existirem relatórios das actividades e contas de todos estes anos?
. Como é possível, sem qualquer actividade e com muitas receitas ao longo de todos estes anos, existirem saldos negativos e prejuízos?
. Como é possível, que um director acuse o presidente desta instituição de não apresentar contas e de o apelidar de “ lambão” e, este, não reagir a tais acusações?
. Como é possível, que o presidente do conselho fiscal e presidente da assembleia-geral, perante tais afirmações, nada façam para averiguar da sua veracidade?
. Como é possível, alguém aparecer do nada e tentar credibilizar algo, sem projecto e com as mesmas pessoas que até agora nada fizeram, pelo contrário, por esta instituição?
. Como é possível, que numa assembleia-geral onde estavam apenas 6 sócios, pudesse de lá sair um projecto e a eleição de 11 elementos para comporem todos os seus órgãos directivos?
. Como é possível, eleger 11 elementos se apenas 23 sócios tinham as suas quotas em dia e desses 23, dezasseis (16) impugnaram a assembleia eleitoral e abandonaram a sala?
. Como é possível, que o Senhor Capela Dias, reconhecido dirigente da CDU de Guimarães, se mantenha como presidente da assembleia-geral desta casa, há mais de dez anos e que compactue com estas vergonhas?
. Como é possível, que o Dr. António Gonçalves, ex-candidato à Junta de Freguesia de Ronfe, como presidente do conselho fiscal permita a existência de uma contabilidade e relatórios de contas pouco claros?
. Como é possível, a estas pessoas não terem uma réstia de dignidade para abandonar os cargos e a instituição pela qual nada fizeram?
. Como é possível, ocuparem os lugares directivos de uma forma displicente, incompetente, com falta de zelo e sem amor à causa?
. Como é penoso ver o estado actual da Casa do Povo e como é possível aparecer desta “salgalhada” toda um “novo presidente” com uma velha direcção…!
Que futuro estará reservado à Casa do Povo perante um cenário tão nebuloso e triste como este a que temos assistido?

5 comentários:

Anónimo disse...

Nós ronfense esperamos que, de acordo com o que foi divulgado numa apresentçao publica dos investimentos a realizar em Ronfe, este seja realizado por parte da CMG e que seja transferida para lá a Junta de Freguesia.

Anónimo disse...

força d.daniel á que ocupar o espaco com actividades decentes e tirar os mafiosos de la para fora

Unknown disse...

Lamentavelmente continua a ser A CASA DE UM CERTO POVO DE RONFE... e não de todos. Tenho um filho com 16 anos que nem sabe o que já se fez na Casa do Povo de Ronfe. Espero que se faça justiça e que se devolva ao povo o que é do povo. Um recado a quem lá está a meter a mão ao saco (que pelos vistos até está roto): ide embora !!! quem está a ser castigado pela vossa falta de civismo são os Ronfenses. Ass. Zita

Jonel disse...

Eu reforço como é possivel ?
Mas que é é. E reparem não é em Àfrica nem na Àsia, é na Nossa Terra em Ronfe.
Deitaram por Terra um projecto válido iniciado em 1995/1996.

Jonel

Vera Oliveira disse...

Ola Daniel. Publiquei no meu blog, devidademente identicada a tua autoria este texto. podes ver como ficou, em http://engveraoliveira.blogspot.com/
caso desejes que remova a publicação basta deixares um comentario.
Cumprimentos
Vera Oliveira