07 maio 2007

Eternamente na carapaça!

Aguardei alguns dias até decidir escrever este texto, pensando que o PSD de Guimarães estivesse diferente, no entanto, constato que continua fechado na sua carapaça.
Há 15 dias atrás, em Espinho, foi eleito presidente da JSD nacional, maior estrutura partidária ligada à juventude, um militante vimaranense. Uma eleição que me satisfez porque se trata, em primeiro lugar de um amigo e depois porque é um militante de Guimarães. O que é que o PSD de Guimarães e a própria JSD disseram? Nada.
Não houve uma palavra das duas estruturas politicas locais do meu partido quanto a este facto. Apesar de incompreensível, eu já o adivinhava. Fez-me lembrar os tempos de escola em que por vezes numa equipa de futebol havia sempre alguém que na hora da vitória fazia sempre birra, apesar de ser da mesma equipa. Ou porque não tinha marcado golos, ou porque não lhe passavam a bola, eu sei lá. Mais tarde percebi que esse comportamento de birra revelava imaturidade, inveja, falta de espírito de equipa e pouca inteligência.
O que o PSD fez neste caso da eleição de Pedro Rodrigues revela também alguns destes sentimentos. O PSD de Guimarães mais uma vez mostrou que não promove, não valoriza e não aposta nos seus melhores quadros. Demonstrou mais uma vez que continua agarrado ás lutas internas, não conseguindo ultrapassar esses traumas do passado que em nada contribuem para o sucesso do partido em Guimarães. Continua à procura de culpados no seu interior para justificar os insucessos políticos dos últimos anos, contentando-se com as vitórias caseiras. Não consegue ver que o “inimigo” politico está fora do partido e não dentro.
O que dirão ou pensarão os vimaranenses perante tais comportamentos? Na verdade o que eles vêem é um partido fechado, incompreensível, que não se orgulha dos seus vencedores, que não apoia os melhores das suas fileiras, no fundo, um partido marcado pelos insucessos e com pouca experiência de vitória.
Poderei, talvez, estar a ser injusto com um ou outro responsável do PSD, contudo na generalidade, a imagem que passa para o exterior é aquela que acabei de descrever.
Pois bem, meus amigos, o nosso adversário é outro e para essa luta é necessário mais e melhor PSD.
Reflectir será o melhor remédio…

Sem comentários: