26 maio 2005

Será isto a Politica???

Vivendo num estado de direito onde a democracia parece funcionar, interrogamo-nos muitas vezes, sobre o porquê de certos comportamentos políticos.
Como sabem, o poder politico que vem do povo e é dado aos políticos, não é nada mais, do que um instrumento que deve ser utilizado para o beneficio desse mesmo povo, perdoem-me estas definições simples mas é isto que todos devemos entender claramente, contudo, existem políticos e pessoas também da sociedade civil que não vêem no poder este principio, visualizando algo mais redutor e falacioso, como exemplo, vêem nele mesmo, uma arma de destruição ou até um bem próprio que viverá para sempre na sua imaginação. Nada mais errado poderia acontecer a quem pensa assim, nada mais prejudicial para quem sofre com estes pensamentos, como sabem e é do conhecimento publico os presidentes de Junta de freguesia muitas vezes são actores deste cenário sofrendo em primeira linha com os choques de poder autárquico, ao nível das câmaras municipais, quantas vezes ouvimos o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Joane gritar alto e bom som contra as descriminações que lhe são feitas ou os sofrimentos que por vezes revela, de estar a ser alvo de maus comportamentos de poder? O mesmo poderia eu dizer enquanto presidente de Junta de Freguesia de Ronfe, que sofrendo do mesmo, conheço a realidade por dentro… meus amigos, estar na politica é no fundo estar ao serviço das populações com objectivos claros de satisfação das sua necessidades, não se podendo trabalhar mais ou menos só porque não gostamos de certas pessoas ou porque não desejamos bem a certos lugares ou freguesias, não podemos trabalhar ao sabor de amizades mas sim das necessidades das populações, não podemos trabalhar apenas pensando em quem votou em nós esquecendo todos os outros, aqueles que por vezes têm opiniões diferentes da nossa.
As populações têm as suas necessidades e os seus índices de desenvolvimento provam que o trabalho de todos é necessário, por isso, não compreendo o porquê de certos comportamentos e atitudes que reduzem estas realidades a “pó” só por meros caprichos eleitorais ou de amizade pessoal.
Quantas pessoas afirmam publicamente que a diferença de cores partidárias entre juntas e câmaras, entre câmaras e governo é prejudicial? Muitas. Mas quantas perguntam se está errado esta afirmação nos seus princípios, quantos questionam sobre o mal de se pensar assim, quantos questionam que pensar assim é destruir a democracia e a livre escolha do povo, no que toca à escolha dos seus representantes… a pensar-se assim e a ser verdadeira a lógica que tudo só funciona se for da mesma cor, muito mal iremos nós, muito mal está a nossa democracia, muitas pessoas válidas se perderiam e muito mal estaria a nossa cultura politica, seríamos todos robôs com a mesma cor e numero de série tal como as máquinas… pois, mas não é assim e nunca chegará a ser. Só na diferença de pensamentos, de opiniões e ideologias reside a verdadeira democracia e a grande sociedade, se todos vivêssemos segundo os mesmos princípios e ideias, o quanto era chato este mundo e o quanto perderíamos por não saber como seria pensar diferente e fazer diferente!!!
Finalizando gostaria de dizer que no fundo há algo com muito valor e muito bonito e que muitas pessoas se esquecem devido à sua sede de poder, é que o poder que é dado pelo povo, é lhe retirado por esse mesmo a qualquer momento, daí ser errado pensar-se, que o mesmo é eterno para quem abusa da sua má utilização.

Sem comentários: