26 maio 2005

Três breves notas…

A PRIMEIRA PARA O POSTO DE SAUDE DE RONFE:
Um orgulho enorme, uma vaidade maior! Estes foram os dois sentimentos que me invadiram a alma no dia em que visitei as obras de remodelação do Posto de Saúde de Ronfe. Acompanhando um amigo, neste caso o Dr. Rui Miguel Ribeiro, deputado na Assembleia da Republica e grande responsável por esta magnifica intervenção no posto da nossa vila, foi possível então, ver de perto o andamento de todo o trabalho realizado há não mais de um ano atrás.
Ou seja, faz agora um ano, que a comissão politica do PSD de Guimarães, no mês que dedicou à saúde, visitou o posto de saúde de Ronfe, fazendo-se acompanhar do referido deputado. Da visita foi possível apurar, na minha presença, que existiria um sonho já antigo que estaria por concretizar e que se baseava na ambicionada remodelação de todo o edifício, na altura as palavras do Dr. Miguelote responsável pela extensão de saúde de Ronfe não “caíram em saco roto” e tiveram por parte do deputado, particular atenção. Nesse mesmo ano, em Julho, fiz novas diligências junto do deputado, sendo que o mesmo logo na altura, me deu a boa nova, informando-me que iria haver uma verba disponível para arrancar com o projecto, que ainda não existia e ainda algum cabimento para iniciar a obra, pois bem, passados sete meses apenas, o sonho tornou-se realidade e com a ajuda do poder central, neste caso a secretaria de estado competente e a ARS norte, o resultado está à vista, uma obra em grande na nossa freguesia, um posto de Saúde completamente renovado, com um investimento de cerca de 60 000 contos, uma infra-estrutura que privilegia a nossa vila e que os utentes vão com toda a certeza apreciar.
Meus amigos quando o empenho e a colaboração de todos existe, a obra aparece e cumpre-se o objectivo primordial, quanto a mim, da política – satisfação das necessidades da população!!!
SEGUNDA NOTA PARA O PROBLEMA DA INSEGURANÇA
No dia em que a J unta de Freguesia foi recebida pelo Governador Civil de Braga, para expor o problema da insegurança que se vive em Ronfe, tivemos a notícia de mais uma tentativa de assalto no comércio local da nossa vila, enfim, o problema é sério e urge atacar. Das reuniões que tivemos com o comando da GNR de Guimarães e Governo Civil de Braga, foi possível apurar que os mesmos estão atentos e que a grande dificuldade que se apresenta, é a falta de meios humanos e materiais com que se debate a força de segurança responsável pela cobertura da nossa vila, neste caso a GNR, esta dificuldade que acompanha o dia a dia desta força de segurança é de tal ordem que lhes é impossível neste momento fazer mais e melhor, apesar de Ronfe ser uma das freguesias com maior foco de actividade por parte desta entidade policial.
A promessa de levar este assunto com alguma urgência junto do poder central foi feita pelo Sr. Governador Civil de Braga, até porque a população está a ficar saturada e traumatizada perante esta incapacidade de resposta da autoridade policial, resta agora à Junta de Freguesia estar vigilante e cooperante como ficou estabelecido nessas reuniões e de certa modo tentar de imediato combater o problema com os meios disponíveis.
TERCEIRA NOTA PARA O JUVENTUDE DE RONFE
No último jantar organizado pela direcção do Juventude de Ronfe, foi-me possível assistir e viver momentos que já não se viam há muito neste clube. Um ambiente de união, um espírito de amor ao clube, uma sala cheia de amigos do Juventude e um Presidente da Direcção a lembrar que o Juventude dá abrigo a mais de trezentos miúdos - é obra! E quando o objectivo ultimo da direcção é privilegiar e potencializar a pratica do desporto junto dos mais jovens, penso que está tudo dito – estão no bom caminho, independentemente dos resultados do escalão maior do clube, que sempre causam alguma tristeza.
Foi bom assistir a este ambiente, a esta empatia da população com o clube, que foi de novo criada por esta direcção, foi bom ouvir o hino do clube, com sentimento e em união de todos os presentes, ainda por cima interpretado por um grupo musical de Ronfe, os irmãos Abreu, que desde já saúdo com apreço a sua presença. Os meus parabéns, a todos aqueles que ajudam, este meu clube do coração, a sobreviver a estes tempos difíceis e que se guiam por princípios tão nobres como acima referi.

Sem comentários: