18 outubro 2006

Que “simplex” que é, entrar na faculdade…

Por falar em Imoralidades e injustiças, esta semana fiquei boquiaberto com as noticias que vieram a publico e que davam conta de alunos inscritos no ensino superior, sem que para isso tenham sequer o 9.º ano. “Se tens mais de 23 anos e dinheiro para pagar um curso, não te preocupes com as notas, entra na nossa universidade”. Este parece ser o slogan actual, de publicidade, das muitas universidades deste país. É assim que o nosso Governo tem “promovido a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior”. Todos aqueles alunos que se vêm esforçando ao longo dos anos por alcançar um lugar, no difícil e restrito mundo do ensino superior, devem estar nesta altura a pensar se vale a pena o percurso trilhado até então.
Hoje em dia com a simples pergunta do 1 + 1 se escolhe um futuro aluno de arquitectura ou até mesmo de psicologia, é caso para se dizer Uau! Que “simplex” que é, entrar na faculdade…Nota: aos pais do aluno é apenas pedido que pague o respectivo curso “a peso de ouro”. E assim se mantêm abertos muitos dos cursos e universidades do nosso Portugal querido. Talvez esta seja uma medida de combate ao desemprego na área dos docentes universitários e eu esteja neste momento a meter o pé na argola?

5 comentários:

Anónimo disse...

Como estudante universitária e ter-me esforçado durante anos para ficar com média de 16 e chegar ao fim e ter de vir para Bragança estudar, venho por este meio demonstrar que de facto, estamos a cair no ridiculo, no que diz respeito às entradas nas universidades!! É muita falta de respeito cada vez ser mais "simplex" entrar na universidade, quando o dinheiro fala mais alto, esquecendo-se de tantas pessoas que com excelentes notas não podem entrar na universidade, (porque na estatal as média, estão excessivamente altas), ou porque por fins económicos os pais não possibilitam os filhos de irem para longe. Creio, que com este método de entrada, apenas, os ricos poderão tirar um curso superior, e tendo em conta que a procura de emprego já é bastante escassa, onde vão conseguir emprego para tantos recém formados? Ou será que mais uma vez vai funcionar o factor dinheiro?

Anónimo disse...

muito bom apontamento.
bem visto e com piada.

Anónimo disse...

Eu não acredito naquilo que diz. Arranje-me provas que isso é verdade. Isso é impersável, só em Angola ou Timor.


ze_pedro2003@hotmail.com

Anónimo disse...

Ya por acaso...
isso do dinheiro que é que tem a ver?! Nao acontece o mesmo sem ser nesses casos, não é so nas privadas que se entra sem o 12 ano... E embora seja algo injusto (falo como estudante universitario por via "normal"), isto nunca houve justiças no ensino superior... Pode entrar-se com media de 16 no Algarve ou então entrar com media de 12, no mesmo curso, em Famalicão ou Povoa de Lanhoso, lol, é a vida (também falo com estudante da univ publica, acreditem que tb há muito boa gente que tem capacidades e nao vai pa universiadde por falta de dinheiro)...
Desde que eu me lembre foi sempre assim...

Anónimo disse...

em resposta aquele que tem o mail. ze_pedro!! Certamente o Sr presidente não iria afirmar algo que não tenha provas!!! Mas "contra factos não há argumentos" se quiser posso-lhe mostrar também provas!! Ando na Universidade em Bragança e enumeras pessoas com pc formação entraram no mesmo curso que eu, com miseras notas comparativamente com aquela que entrei há 4anos. Eu propria em conselho pedagógico expus o assunto, pois a meu ver é um problema, que todas as associações de estudantes deviam juntar-se e revindicar contra aqules que andam a "brincar" com aqueles que se esforçam para entrar e não podem entrar na universidade...
cumprimentos.